11 Escrever Bem E Com Qualidade
DISCIPLINA: Leitura e Redação Técnica
Professor: Orlando Mendes
ESCREVER BEM E COM QUALIDADE
A folha em branco, o tempo passando. As unhas roídas, o tema dado e nenhuma idéia. Muitas pessoas já passaram por uma situação semelhante, em que não sabiam absolutamente por onde começar a escrever sobre determinado assunto. Escrever pode ser fácil para qualquer pessoa, desde que esta queira se empenhar para tanto. Não há mágicas ou fórmulas práticas para aprender a escrever.
Na verdade, é um trabalho que depende sobremaneira do empenho do interessado em aprender, ler é fundamental. Aprendemos a falar repetindo o que ouvimos Mais tarde, começamos a verbalizar nossas próprias idéias! Similarmente, aprendemos a escrever fazendo cópias. Depois, aprendemos a resumir/explicar textos de outros usando nossas próprias palavras. Por fim, aprendemos a produzir textos com nossas próprias idéias! Conhecimento sobre o tema, adquirido através de LEITURAS, AULAS, PALESTRAS, DEBATES.
Para este intento, algumas dicas práticas podem ser dadas para auxiliar, mas nada substitui a necessidade de escrever sempre. O ato da escrita deve se tornar algo natural, a fim de afastar o fantasma do “branco total”. Além disso, a leitura e a atualização de informações também colaboram muito na qualidade do texto.
O objetivo de escrever bem e com qualidade é justamente para chegar a um texto que será tão repleto de escolhas (idéias, palavras, estruturas frasais, organização, exemplos) que, até partindo de um mesmo assunto geral, milhares de pessoas podem chegar a um bom resultado apresentando trabalhos nitidamente diferentes.
Muitas vezes, as maiores dificuldades estão na concretização das idéias no papel. Para auxiliar neste processo, devemos contar com o suporte da Língua Portuguesa. A preocupação aqui não é de nomenclaturas ou classificações, o que deve ter relevo é a funcionalidade lingüística no momento da escrita.
Alguns pontos merecem destaque especial para um