108112960590

777 palavras 4 páginas
FICHAMENTO

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & Literatura: uma velha-nova história. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, debates/2006. Dossier história cultural do Brasil.

Carlos Moreno dos Santos M. Lima

A autora inicia o texto mostrando como, no passado, a literatura era tratada pela ciência histórica simplesmente como uma mera ilustração de sua época enquanto que a sociologia da literatura circunscrevia o texto ficcional no seu tempo, compondo o quadro histórico no qual o autor vivera e escrevera sua obra.
No entanto, em razão da chamada “crise dos paradigmas” que tem a ver com a cada vez mais acentuada complexificação da realidade exigindo novas formas de compreendê-las, os argumentos expostos acima agora são encarados de uma outra forma.
Pesavento chama a atenção que neste processo de mudança tem peso significativo a questão da representação e do simbólico e da escrita da história. Assim, o texto foca nos estudos sobre o imaginário como um instrumento de recuperação das formas de ver, sentir e expressar o real dos tempos passado, constituindo-se num sistema de identificação e valorização do real, fundamentando condutas e inspirando ações.
Portanto, o imaginário compreende duas formas de apreensão do mundo uma que está no campo do racional, que forma o conhecimento científico e outra que está no campo das sensibilidades e emoções, que corresponde ao conhecimento sensível.
Sobre o imaginário, o texto aponta ainda que este fundamenta-se na ideia de representação, colocando-se no lugar da realidade, sem com ela confundir-se, mas tendo nela o seu referente. Sendo assim, o real é construído pelo olhar enquanto significado e dessa forma o mundo passa a ser tal como nós o concebemos, sentimos e avaliamos.
A autora apresenta também os estudos, como o do historiador Lucian Boia, que estabelecem estratégias metodológicas para a compreensão do universo do imaginário. Tais estudos baseiam-se na ideia de identificar a questão da permanência na construção

Relacionados