104522660663
1857 palavras
8 páginas
Fichamento referente ao livro: “Filosofia da ciência” – Rubem AlvesCap. 9
A.1 “Está em xeque a questão do método, tão cuidadosamente embalada pela ciência. (...)É evidente que a ciência não pode ser definida em função do seu conteúdo, pois que ele tem sofrido profundas revoluções através da história.” (pág. 117)
A.2 “O que é um método? (pág. 117)
“O termo ‘método’, que significa literalmente ‘seguindo um caminho’ (do grego méta, junto, em companhia, e hodós, caminho), se refere à especificação dos passos que devem ser tomados, numa certa ordem, a fim de se alcançar um determinado fim” (Paul Edwards. The Encyclopedia of Philosophy. v. 7, p.339).” (pág. 118)
“Feyerabend, que escreveu um livro intitulado Contra o Método , sugere claramente que a idéia de um método científico não passa de um mito que não resiste à investigação histórica.” (pág. 118)
“O fato é que os cientistas frequentemente se veem incapazes de explicar como as ideias lhes ocorrem. Elas simplesmente aparecem, repentinamente, sem que tenham sido construídas, passo a passo, por um procedimento metodológico.” (pág. 119)
“Lidamos com os produtos acabados, tão certinhos, tão racionais, tão metodologicamente demonstrados, e com isto ganhamos uma visão totalmente equivocada dos processos pelos quais as idéias criadoras aparecem.” (pág. 120)
B.1 “Assim, tudo aquilo que nasce do desejo – poesia, religião, arte, metafísica, valores, utopias – pode ter uma importante função psicológica ou social. O que não se lhes pode atribuir é significação epistemológica: não comunicam conhecimento da realidade.” (pág. 121)
C.1 “O cientista não deve falar. É o objeto que deve falar por meio dele. Daí o estilo impessoal, vazio de emoções e valores: observa-se, constata-se, obtém-se, conclui-se.
Quem? Não faz diferença...” (pág. 122)
D.1 “Como se constroem as teorias?” (pág. 123)
“Uma alternativa é aceitar que existe um método, um procedimento racional, que nos leva das amostras, dos