Internet como ferramenta de vendas
O objetivo deste estudo é analisar os benefícios e as conseqüências que a empresa Natura sofreu com a abertura das vendas pela internet e sua escolha do site Submarino como parceiro.
Empresa fundada em 1969 por Antonio Seabra e no início ele mesmo dava consultas estéticas, passando informações importantes sobre o uso dos cremes.
A partir da década de 90, se apresentou como uma empresa de grande desenvolvimento no cenário nacional, e após grande crescimento se deparou coma necessidade de abrir seu mercado através da internet.
Vejamos o que este novo formato de interação com o cliente apresentou.
JUSTIFICATIVA
Duas decisões distintas merecem análises separadas.
Na primeira de abrir um canal de compras via internet, indispensável nos dias de hoje, a Natura seguiu uma tendência do mercado e certamente ela não teria como ficar de fora de tão importante canal de vendas e divulgação da sua marca. A aproximação com os consumidores através dos cursos disponibilizados, simuladores de maquiagem, comunidades e o portal adoromaquiagem,vem atingindo o mercado mundial.
Já com relação a sua associação com o site Submarino para administrar seu relacionamento com os clientes, a Natura esperava que a expertise deste site desse a estrutura necessária para suas cobranças e entregas.
DESENVOLVIMENTO
A decisão de abrir um novo canal de vendas através da internet, sem duvida é uma opção de crescimento e de melhor posicionamento da marca. Este formato de vendas, sem a presença da consultora, requer conhecimentos especiais e precisa de acompanhamento de uma equipe que repasse informações na mesma velocidade que a internet funciona. Esta característica necessita de um suporte da equipe de TI, para o tempo da informação ser satisfatória. Outro problema enfrentado seria a pulverização dos pedidos, que teriam que atender em tempo e custo, para atrair o consumidor em vendas futuras.
Com relação à associação ao site Submarino, a Natura imaginava que