100098732

364 palavras 2 páginas
Fichamento Texto Lutas

Lutas não é violência: importância das lutas nas aulas de Educação Física
No senso comum, lutas é sinônimo de brigas e derramamento de sangue, isso se deve ao fato de que lutas são raramente trabalhadas no contexto escolar.
Lutas é um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física apresentado pelos parâmetros curriculares oficiais, tal documento representa como uma proposta do professor para o aluno.
No entanto existem fatores que impedem que o professor exercite essa pratica em sala de aula, a primeira é a falta de vivencia da maioria dos professores a segunda é preocupação com a violência que se imagina que a luta possa influenciar. È necessário que o aluno entenda que o professor não precisa saber fazer para ensinar.
Lutas como o judô, sumo, caratê, greco-romana, jiu-jitsu e capoeira, para um olhar mais leigo, aparenta ter a violência como finalidade, mas no entanto analisando cada uma dessas praticas esportivas é possível observar que as mesmas tem objetivos diferentes , pelo contrario não influenciam a violência.
A violência muitas vezes é apresentada como conseqüência das lutas, alguns estudiosos na área como Nascimento e Almeida, afirma que sim, mas também alertam que a luta não se apresenta apenas em esportes de contato físico, gerando a violência, mas em outros esportes também, o que depende da forma como o professor conduzira a aula.
Atualmente o professor tem recursos pedagógicos que permitem o professor ensina diferentes tipos de lutas mesmo sem saber as técnicas, como por exemplo, pesquisas teóricas, vídeos das diferentes tipos de lutas, o professor pode trabalhar com brincadeiras que pareçam ser pratica com regras, e principalmente discussões sobre o material apresentado o que é fundamental para o aluno.
A maioria das aulas de educação física é administrada por praticas, e muitas delas não são trabalhadas com os alunos por falta de pratica do professor, o mesmo não pode ser cobrado por isso. Não é preciso o

Relacionados