100 CONCEITOS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS
01 – ABC: a locação dos custos indiretos é baseada na atividade relacionada
02 - Administração japonesa: Administração Japonesa: A administração japonesa nasceu no chão de fábrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos) e aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.
03 – Análise das variações orçamentárias: A avaliação de desempenho é um procedimento fundamental para as atividades de planejamento e controle de desempenho e de resultados, sendo o orçamento uma das principais técnicas desse processo empresarial. No contexto da Gestão Econômica (GECON), a avaliação de desempenho é feita com base nos resultados gerados pelas atividades ligadas às áreas de responsabilidade dos gestores, necessitando de mensuração do desempenho tanto em termos físicos quanto monetários. Essas informações são evidenciadas pelas variações do orçamento quando esse é decomposto em orçamentos originais, orçamentos corrigidos, orçamentos ajustados, padrões, real a valores padrão e real a índices padrão.
04 – Análise de sensibilidade: O teste ou análise de sensibilidade é uma técnica que avalia a mudança de uma variável dentro do projeto, analisando o resultado desta variação sobre o seu planejamento inicial.
05 – Árvore de decisão: De acordo com RAGSDALE (2001), a árvore de decisão é composta por nós (representados por círculos e quadrados) interconectados por ramos (representados por linhas). Um nó quadrado é chamado de nó de decisão porque representa uma decisão. Ramos emergindo do nó de decisão representam as diferentes alternativas para uma