10 questões sobre gestão de processos
R.: O centro das organizações por processos é o cliente e o objetivo é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo. Essa noção de valor é baseada na percepção de vantagem ou benefício que cliente recebe a cada transação com a empresa.
2) Qual a relação entre os organogramas e os processos?
R.: Os organogramas não focam em analisar os processos do negócio, pois não mostram como eles funcionam na prática. Os processos estão relacionados ao funcionamento da organização, ocorrem de maneiras variadas, envolvendo, por vezes, diversas pessoas de diversos setores/departamentos.
3) Discorra sobre a visão horizontal das empresas.
R.: Visão horizontal é uma maneira de identificar e aperfeiçoar as interfaces funcionais, que são os pontos nos quais o trabalho que está sendo realizado é transferido de uma unidade organizacional para outra. Nessas transferências ocorrem os erros e a perda de tempo, responsáveis pela maior parte da diferença entre o tempo de ciclo e o tempo de processamento nos processos empresariais.
4) O que são “processos de negócio”?
R.: São aqueles que caracterizam a atuação da empresa, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo. São ligados à essência do funcionamento da organização.
5) O que significa PCE e à que se refere?
R.: Significa Process-Centered Enterprises, e refere-se às empresas que já exploram o potencial da centralização das suas prioridades, ações e recursos em seus processos essenciais (ou de negócio). São empresas que têm demonstrado desempenho superior em termos de agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta.
6) Em que implica mudar a estrutura organizacional da empresa de um modelo funcional para uma estrutura por processos?
R.: Atribuir a responsabilidade pelo andamento de cada processo essencial a um “process owner” (dono do processo); minimizar