1 E 2 guerra mundial
(1914-1918)
O final do século XIX e a primeira década do século XX a
Europa se destaca pela invenção do cinema e da máquina fotográfica e tendo como definida como “Belle Époque”,
assim as potências desse continente também procuravam se organizar dentro de um espírito de “paz armada”.
1882 = Formação da Tríplice Aliança (Alemanha,
Itália e Áustria).
1907 = Formação da Tríplice Entente (Inglaterra,
França e Rússia).
1914 = Eclosão da Primeira Guerra.
1917 = Entrada dos EUA (Estados Unidos da
América) e saída da Rússia na Guerra.
1918 = Rendição Alemã.
1919 = Tratado de Versalhes.
ANTECEDENTES DO CONFLITO
A partir do avanço das máquinas a vapor e por novas fontes de energia, exigiu das nações européias a abertura de novos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas para a produção industrial em franco crescimento.
Com este crescimento no mercado externo, propiciou a necessidade de se promover a exportação dos capitais excedentes disponíveis nas áreas industrializadas para regiões onde pudessem promover o fortalecimento das potências capitalistas em expansão.
Na metade do século XIX as potência européias passaram por uma crise de superprodução fabril, estimulando a disputa de mercados e definindo a competição imperialista sobre as área periférica do capitalismo.
Assim podemos destacar a partilha do continente africano definida pelas potências européias durante a Conferência de Berlim de
1885, onde iniciou a disputa.
A essa nova realidade que surgia, apontava os limites da expansão do mundo liberal capitalista, a partir dessa rivalidade, as potências européias que possuíam pontos convergentes na disputa imperialista procuravam se aproximar para a formação de sistemas de alianças. Os sistemas de alianças tinham como objetivo a garantia de defesa militar mútua entre os membro de acordo, já em
1882, Alemanha, Itália e Áustria organizaram o pacto militar da Tríplice Aliança; já a