1 A IMPORT NCIA DA ARTE PARA A EDUCA O
ARTE pode ser definida de vários modos: esculturas, quadros, música, arquiteturas, entre outras coisas. A arte pode demonstrar: sentimentos alegres ou horríveis, desafiadores, podem ser agradáveis, desagradáveis ou apenas rebeldes. Podem estar nas galerias, nas ruas, praças, igrejas etc. Não é só para apreciar, mas para causar reações, pode ter significado ou não, o importante é que a arte pode ser compreendida como, por exemplo, no quadro de Edvard Munch (o grito) é bem compreendido, é explicito mesmo se não incluísse legenda, uma pessoa ao apreciar a obra com certeza perceberia o que o quadro quis dizer.
A arte é atual em nossas vidas, está o tempo todo nos cercando de todos os lados, se parássemos agora e olhássemos ao redor perceberíamos o quanto a arte está presente no cotidiano.
No passado, as artes já estavam presentes nas cavernas, os homens primitivos expressavam seus sentimentos, desejos, crenças e ideais por meio das pinturas rupestres. Essas pinturas eram fortuitamente registradas nas paredes das cavernas, e em alguns casos, representavam o desejo que o homem primitivo ansiava de adquirir algo como uma caça, por exemplo, muitas vezes acreditavam que projetar aquele desenho o traria poder para adquirir a presa. Nesse período da história da humanidade o homem não contava com instrumentos modernos para criar sua arte, então, as pinturas que foram deixadas nas paredes das cavernas eram feitas com pedras, sangue e ossos de animais.
Nas aulas de educação artística, o uso e criação da arte ajudam na formação da personalidade e no desenvolvimento da imaginação, percepção e raciocínio e, ainda na organização de pensamentos e na forma de compreender seus sentimento e emoções. Esse deveria ser o objetivo das aulas de artes nas escolas, porém, os trabalhos pobres e sem objetivo não trazem nenhum benefício e interesse para os alunos e, acabam se tornando atividades de passa-tempo.
A maioria das aulas de artes no Ensino