1 relatorio torres
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS – CCN
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
PROFESSOR: Dr. JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA TORRES
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO 0,1 mol/L DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
Aluno: Daniel Wiverson
Teresina- PI
Março/2015
SUMÁRIO
1. Introdução 01
1.1 Objetivo 01
2. Metodologia 02
2.1 Materiais e Reagentes 02
2.2 Procedimentos 02
3. Resultados e Discussão 04
4. Conclusão 05
5. Referências 06
1. INTRODUÇÃO:
A calibração, também chamada de aferição, é o conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através de densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura, da relação: Densidade = massa / volume. [1]
Alguns exemplos de vidrarias que podem ser calibradas são balões volumétricos, pipetas graduadas e etc.
A pipeta graduada é uma vidraria usada para medir ou transferir volumes líquidos, a dada temperatura. Pode ser utilizada para medir pequenos volumes.
Balão volumétrico é um recipiente de precisão, que possui volume definido a uma dada temperatura. É utilizado para o preparo de soluções de concentração definida e com precisão em laboratório. [3]
1.1 Objetivo
Verificar a calibração e graduação de aparelhos volumétricos e observar se eles condizem com as especificações do fabricante; diante disso, esta prática tem como objetivo a calibração das seguintes vidrarias: balão volumétrico, pipeta graduada.
2. PARTE EXPERIMENTAL
2.1. Materiais e reagentes Os seguintes materiais e reagentes, disponíveis no laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí, foram utilizados neste experimento:
Balança Analítica;
Fenolftaleína
Erlenmeyer 250 mL
Béquer 50 mL;