1 Reconhecimento Do Laborat Rio Normas De Seguran A E Vidrarias
1007 palavras
5 páginas
UNIVAP – Universidade do Vale do ParaíbaFEAU – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Química
Reconhecimento do Laboratório de Química –
Conhecimento das vidrarias e das normas de segurança no laboratório.
Guilherme Bueno
Helvis Robert
Jean Wernner
Murilo Roberto
Nathanne Rost
Orientadora: Profª Érika
São José dos Campos, 08 de agosto de 2012.
Objetivo: Reconhecer as normas de segurança do laboratório e as vidrarias e materiais usados em experimentos.
Revisão Bibliográfica: É importante saber como se comportar em um ambiente experimental, de modo a preservar a própria segurança e o bem-estar das demais pessoas no laboratório. Assim, é possível prevenir-se dos perigos que podem surgir e ser evitados durante os experimentos.
Logo, precisa-se ser cuidadoso para transportar e manipular produtos inflamáveis, explosivos, corrosivos e tóxicos para não haverem possibilidades de prejuízos leves ou graves para si mesmo, para os colegas, à instituição e ao meio ambiente.
Também é necessário conhecer as vidrarias e equipamentos de pesagem, aquecimento, armazenamento, condensamento, calcinação, entre outros. Estes têm a função de auxiliar nos processos físico-químicos.
Referência: E. A. V. Filho, M. B. Silva, M. J. G. Gimenes, Química Geral Experimental,
Volume Único, Freitas Bastos Editora, Rio de Janeiro (2004), página 21.
Resultados e Discussões: Ao se tomar conhecimento a respeito do local de trabalho, das vidrarias e equipamentos que auxiliam o desenvolvimento experimental e das normas de segurança que zelam pela saúde do experimentador, foram obtidos os seguintes resultados:
Vidrarias: São vidrarias utilizadas apenas na manipulação de líquidos:
Balão volumétrico, proveta, bureta, pipeta: usa-se quando se deseja obter um volume o mais definido possível. Sendo que a pipeta pode ser volumétrica (mede um volume único) ou graduada (mede vários volumes, porém pequenos). Como essas vidrarias são graduadas e de volumes precisos, não podem ser