1 Projeto Reciclar Na Educa O Infantil Formatado
Introdução
Segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, pela qual se dispõe o entendimento da educação ambiental, é possível deduzir que essa lei pode ser compreendida como processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Sendo assim de fundamental importância, uma vez que:
A educação ambiental deve favorecer e estimular possibilidades de se estabelecer coletivamente uma “nova aliança” (entre os seres humanos e a natureza e entre nós mesmos) que possibilite para todas as espécies biológicas (inclusive a humana) a sua convivência e sobrevivência com dignidade (REIGOTA, 2009, p. 14).
Neste Projeto, apresentaremos a importância de se preservar o Meio Ambiente e de cuidar principalmente do espaço em que estamos inseridos, adquirindo assim, hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida. E a possibilidade de transformar o lixo através da reciclagem em brinquedos e outros utensílios, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como um final, mas como o início de um ciclo em que podemos por nossas ações preservar o Meio Ambiente, a participação consciente transformar hábitos.
A criança além de aprender a reciclar e reaproveitar, é preciso que ocorram mudanças de atitudes e valores sobre o Meio Ambiente, de forma a serem repassadas adiante com o intuito de diminuir o grande número de lixo descartado de forma inapropriada no Meio Ambiente, causando diversas catástrofes as quais nos são apresentadas em noticiários e jornais sobre as enchentes, poluição dos rios e dos solos prejudicando diretamente a todos os seres vivos.
Público alvo:Educação Infantil (Crianças de 4 e 5 anos)
Justificativa Com base na situação atual do nosso Município de Sumaré-SP, a Educação Ambiental deve ser tratada como