1 PROCESSO OBSTRUTIVOS NOS SISTEMAS SOCIAIS NOS GRUPOS E NAS INSTITUICOES ZIM

3252 palavras 14 páginas
DAVIDE. ZTMERIVTAN
LUIZCARLOS OSORIO
E COIÁBORADORES

GOS

COMO TRABALFIAMOS COM

Z7

lc

Zimerman, David E'

E Zirnerman' Luiz Carlos
Artcs Métlicas' 1997'

/ David
Corno trabalhamos com grupos

Oro.io... [et. al]

-

Porto Alegrc

:

C
l. Técnicas psicoterápicas l' Osorio' I-

cDu

II

'Iítulo

6i-<.851

Ballejo
Catalogação napublicação: Mônica

rsBN 85-7307-212-2

Canto- CRII l0/1023

Processos Obstrutivos nos
Sistemas Sociais, nos Grupos e nas Instituições
LUIZCARLOS OSORIO

Qualquer sistema social, seja um casal, uma família, um grupo terapêutico ou uma institúiçao, não é um mero somatório de individualidades. Isso o sabemos todos nós, mas tê-lo em conta na práxis de nossas atividades grupais nem sempre é tão óbvio quanto se poderia supor.
Sabemos, portanto, que um sistema (no caso, o sistema grupal) não é a soma de suas partes. É o chamado princípio da não-somatividade, uma das pedras angulares da teôria dos sistemas, mencionado por Watzlawick (1967). O conceito psicológico de "gestalt" deriva-se deste princípio e sinaliza a importância de considerar-se o grupo como uma entidade peculiar, cujo perfil psicodinâmico não pode ser simplistamente reduzido à resultante dos vetores psicológicos de seus componentes.
Logo, os grupos têm sua dinâmica própria e leis inerentes a seu funcionamento.
Não podemos compreendê-los tão somente a partir da dinâmica intrapsíquica de seus membros. Não obstante, sendo meu vértice de aproximação ao estudo dos grupos o psicanalítico, é a partir de certas características psicológicas dos seres humanos e que manifestam em suas interaçõs sociais que procuro entender o funcionamento grupal.
Se fiz a ressalva inicial é, para que não se suponha que ingenuamente tenho a pretensão de abarcar todo o universo das manifestações e vicissitudes das atividades grupais apenas sob a óticada psicanálise: essa, como as demais abordagens propostas pelos
..t.rdiosos do comportamento social dos seres humanos, é apenas uma das inúmeras vias de entrada à

Relacionados