1. Porque estudar empreendedorismo? qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?
PARTE I
1. Do cruzamento entre 2 cultivares altamente produtivas, com produções de 3.200 kg/ha e 3.400 kg/ha respectivamente, obteve-se um F1 com produção (potencial genético) de 1.200 kg/ha. Com base nos resultados podemos afirmar que (escolha uma das alternativas abaixo):
a. Trata-se de uma cultura autógama
b. Trata-se de uma cultura alógama
c. Dados são insuficientes para fazer qualquer afirmação nesse sentido
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
Trata-se de uma cultura alógama, pois os parentais não transferem integralmente o genótipo a descendência; estes são formados a cada geração aleatoriamente. Como os genitores não transferem o genótipo aos descendentes, o melhoramento destas espécies visa aumentar a frequência dos alelos favoráveis, e com isto melhorar o comportamento da população.
2. Considere a Linhagem “AABbCCDDee” e o híbrido F1 “AaBbccDdee” e analisando-se
cada uma das 2 hipóteses explicativas da heterose, qual é o comportamento da linhagem em comparação ao híbrido para os caracteres de vigor? JUSTIFIQUE SUA
RESPOSTA
A hipótese explica o vigor híbrido como resultado da ação e interação de alelos dominantes favoráveis, situados em vários locos gênicos. Levando em consideração a linhagem AABbCCDDee e o híbrido F1 AaBbccDdee. Se os alelos dominantes A, B, C, D e E são favoráveis ao vigor, a linhagem deverá ser mais vigoroso que o híbrido F1, porque o seu genótipo possui alelos dominantes na maioria dos locos em questão. Neste caso, então, a hipótese admite que os alelos dominantes são responsáveis pelo vigor e os recessivos são prejudiciais.
3. Conceitue e cite as diferenças entre RESISTÊNCIA VERTICAL e HORIZONTAL.
RESISTENCIA VERTICAL: É aquela onde o hospedeiro apresenta resistência para uma única ou poucas raças do patógeno. Neste caso as variações em um único gene de resistência no hospedeiro ou de virulência no patógeno são altamente importantes.
DIFERENÇA: Neste tipo de