1 Irs Resourcat Seminario
1328 palavras
6 páginas
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)ICA - Instituto de Ciências Agrárias
Engenharia Florestal
Alynne Regina Alves Maciel
Antônia Geiciane de Oliveira
Pablo Ruan
Trabalho de pesquisa sobre o satélite
IRS RESOURCESAT
Belém - PA
2014
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
ICA - Instituto de Ciências Agrárias
Engenharia Florestal
Alynne Regina Alves Maciel
Antônia Geiciane de Oliveira
Trabalho de pesquisa sobre o satélite
IRS RESOURCESAT
Trabalho apresentado para a disciplina de assessoramento remoto, como requisito para a obtenção de nota referente ao NAP I, do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Orientador:
Prof. João Almiro
Belém – PA
2014
INTRDUÇÃO
O Programa Indiano de Sensoriamento Remoto (IRS) é um programa pioneiro de mais alto perfil dentro da indústria de comércio de imagens. Em 1979 e 1981 lançou respectivamente os primeiros satélites experimentais Bhaskara 1 e Bhaskara 2. A primeira geração de satélites operacionais iniciou-se em 1988 com o lançamento do IRS-1A, seguido pelo IRS-1B em 1991, ambos equipados com sensores multiespectrais idênticos que operaram até a década de 90.
A segunda geração de satélites iniciou-se com o lançamento do IRS-1C em 1996, que levou a bordo sensores multiespectrais e pancromáticos, capazes de gerar imagens com melhor resolução espacial (5 metros) e possibilitar estudos inéditos em áreas urbanas, além de contribuir para estimativas de safras agrícolas e levantamentos de recursos naturais. Na época do lançamento o IRS-1C foi considerado o mais avançado satélite disponível no mercado de observação da terra e operou por mais de 10 anos. Em 1997 a ISRO lançou o satélite IRS-1D, que continua em atividade até hoje e possui as mesmas especificações do IRS-1C.
Em 1996 foi lançado o sexto satélite da série IRS, denominado IRS-P3 que levou a bordo