1 INTRODU O HYSABELLANUNES POLOCABOFRIO
450 palavras
2 páginas
1 INTRODUÇÃOA saúde é um patrimônio ao qual juga- se indispensável para o bem estar social e para o âmbito de seu trabalho. Em 2004 o Ministério do Trabalho sancionou “A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, que visa a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área da Saúde”. (BRASIL, 2004)
Os hospitais apresentam, segundo PINHEIRO e ZEITOUNE (2008), riscos biológicos à profissionais de saúde devido à diversidade de materiais, a qual eles estão expostos. A equipe de enfermagem é uma das principais categorias sujeitas a exposições a material biológico. Esse número elevado de exposições relaciona-se com o fato de ser o maior grupo nos serviços de saúde e ter mais contato direto na assistência aos pacientes, e também como tipo e a frequência de procedimentos realizados. Este contato direto aumenta a frequência dos acidentes com pérfuro-cortantes, segundo GOMES (2009), justificando assim a importância da implementação de medidas mais eficazes para a diminuição dos riscos, como os cursos de atualizações, programas educativos, seguimento clínico após exposição, vacinação e utilização de dispositivos de segurança para realização de procedimentos invasivo.
Em 2005, mediante aos riscos aos quais os profissionais de saúde estão expostos, foi criada pelo Ministério da Saúde a Norma Regulamentadora (NR 32), sendo esta a primeira norma mundial que estabelece medidas básicas de proteção, segurança e saúde dos trabalhadores dessa área. Vale ressaltar, que mediante a vulnerabilidade que esses profissionais estão expostos, principalmente no Atendimento Pré Hospitalar, estes deveriam ser os principais à se conscientizar e tomar precauções necessárias para evitar tais riscos.
Porém nem sempre na prática os profissionais que atuam em ambientes semicríticos ou críticos adotam medidas de biossegurança necessárias à sua proteção, durante a assistência que realizam. Podendo