1 etapa do atps de Engenharia de Qualidade
O presente trabalho baseia-se em apresentar algumas dessas ferramentas, denominadas ferramentas básicas da qualidade por serem de uso geral na identificação e análise de problemas.
São estas ferramentas, o fluxograma, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o histograma, a carta de controlo e o gráfico de dispersão.
Sabendo que um dos objetivos básicos da cultura da qualidade é educar o profissional a confiar menos no “feeling” e a trabalhar preferencialmente com dados. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, esta postura não reprime a criatividade, mas a desenvolve. Dispor de informações reais sobre o que está ocorrendo modifica a forma de lidar com os problemas: em lugar de procurarmos soluções por "tentativa e erro", podemos analisar a questão de forma sistemática e projetar uma solução.
Passo 2
Definir e registrar quais das “Ferramentas Básicas da Qualidade” conhecidas por meio dos estudos realizados no Passo 1 desta etapa devem ser utilizadas no “Sistema de Gestão e Controle de Qualidade” na indústria “Peça Forte” e, em seguida, elaborar uma tabela contendo:
1 As “Ferramentas Básicas da Qualidade” definidas.
2 A justificativa indicando por que foi definida cada ferramenta.
3 Qual o momento em que a aplicação da ferramenta será adequada para o novo sistema a ser implantado na empresa “Peça Forte”.
Ferramentas
Justificativa
Aplicação
Histograma
É uma ferramenta da qualidade utilizada para analisar um determinado problema, tendo como base a medição de dados. Como exemplo pode-se destacar as dimensões de peças, variações de temperatura e outros dados.
Gráficos de Pareto Esta forma de analisar os dados permite que se possa classificar os itens de informação nos tipos de problemas ou causas por ordem de importância.
Pode- se encontrar a area que esta dando maior quantidade de refugo.
Diagramas de Causa e Efeito
Este diagrama pode ser utilizado para solução de problemas, bem como