1 APS De Ci Ncia Pol Tica
Curso: Direito Período: 1º Semestre: 1º/2015 Turma: A
Disciplina: Ciência Política Professor: Eliéser Ribeiro
Aluno (a): Silas Rodrigues Pereira
1ª APS de Ciência Política
1. O que é etnocentrismo?
R. Etnocentrismo é definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura como o centro de tudo, pensando ser mais importante que as outras culturas e sociedades, uma pessoa ou grupo com estas características se acha melhor que todos em tudo e só sua idéia tem valor, um exemplo bem comum que podemos ver e o bilíngüe que acontece nas escolas, no meu ponto de vista é uma forma de etnocentrismo.
2. Em que medida a propriedade da terra e a conseqüente urbanização propiciaram o surgimento da política?
R. A propriedade da terra não cabia á aldeia nem ao rei, mais ás famílias independentes, e como as guerras ampliavam o contingente de escravos, formou-se na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias, ali se estabeleceram como artesãos e comerciantes, prosperaram, transformaram as aldeias em centros urbanos e passaram a disputar o direito ao poder com as grandes famílias agrárias. Uma luta de classes perpassa a história grega e romana, as lutas de classes incluíam, assim, lutas entre os ricos e lutas entre ricos e pobres, estas lutas erram tanto para expandir seu território quanto para defender sua cidade, exigindo assim uma solução, essa solução foi à política, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.
3. Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?
R. Os primeiros chefes políticos, também conhecidos como legisladores, introduziram uma divisão no território das cidades, visando diminuir o poderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariado urbanos pobres.
4. Qual a importância do espaço