1 Apostila Parte 1 Eletronica de Potencia
1) O DIAC (Diode Alternative Current) ou (Diodo de Corrente Alternada)
O Diac é um dispositivo semicondutor, biestável, bidirecional, composto, equivalentemente, a dois diodos em antiparalelo, com tensão de disparo na ordem de 20 a 40v e correntes da ordem de 0,2 mA. O DIAC é bloqueado quando a corrente IH é atingida.
Normalmente é utilizado para disparar um Triac, fornecendo em seu gate correntes negativas e positivas. As figuras abaixo ilustram os símbolos usuais, a construção básica e a curva característica do componente.
Quando MT1 é positivo em relação ao MT2, circulará uma corrente por P1N2P2 e N3. Quando MT1 for negativo em relação à MT2, a corrente circulará por P2N2P1 e N1.
A figura abaixo mostra um circuito de disparo com DIAC (DIMER), incorporando um filtro LC para eliminar os harmônicos gerados pelo chaveamento do TRIAC em tensão NÃO nula.
2) Os Transformadores de Pulso
Freqüentemente existe o interesse em isolar o terminal de gatilho do gerador de pulsos de disparo, seja para separar os circuitos de “potência” dos de “sinal”, seja para evitar o funcionamento errado de algum circuito a ser acionado.
A figura abaixo mostra um exemplo de um Conversor CA-CA onde o mesmo gerador de pulsos (circuito de disparo) ligados aos dois gates dos SCRs causa um curto entre A e B, eliminando os SCRs.
O uso de um transformador de pulsos, com diversos secundários isolados, permite o acionamento de vários tiristores, resolvendo o problema anterior. Na figura ao lado, tem-se um transformador de pulsos com dois secundários e relação de transformação 1:1.
Normalmente, os transformadores de pulso possuem núcleo de ferrite e do tipo toroidal, possuindo relações de transformação da ordem de 1, 2 ou 1/2.
Podemos citar um transformador de pulsos muito utilizado que é o SKPT 22 3/3. Normalmente, são utilizados