1 An lise Magazine Luiza
Ednei Freire
Introdução
Este trabalho relata o processo de abertura de capital da empresa MAGAZINE LUIZA S.A, demostrando as etapas do processo de abertura de capital, os documentos e formulários necessários para fazer o cadastro junto a CVM.
Verificar os procedimentos necessários para realizar o I.P.O e apresentar os valores numéricos antes e depois da abertura do capital. Além de demostrar os relatórios contábeis da empresa pesquisada.
Onde o Balanço Patrimonial demonstra as posições patrimoniais e financeiras de uma empresa em um certo momento. O BP é composto basicamente pelo o ativo, que corresponde aos bens e serviços, pelo o passivo, que são as dívidas e obrigações da empresa e pelo patrimônio liquido que representa os investimentos dos acionistas.
Já o Demonstrativo de Resultado do Exercício é uma síntese esquematizada ou demonstração contábil que apresenta o fluxo das receitas e despesas da empresa num certo período de tempo.
A Empresa
A história do Magazine Luiza começou na cidade de Franca, interior de São Paulo. Em 1957, Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes chamada "A Cristaleira". Em dado momento, eles decidiram convidar outros parentes para o negócio e, com o caixa forrado, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a Cristaleira - agora já batizada como Magazine Luiza - contava com 30 lojas. Desde o início a empresa já apostava na proposta de interatividade e proximidade com o consumidor. Nesse meio tempo, entre os familiares envolvidos no negócio, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da fundadora, ganhou lugar de destaque. Luiza Helena começou na empresa aos 12 anos como balconista e passou a gerente geral. Em 1991, surgiu a necessidade de se criar uma holding e ela assumiu o cargo de superintendente do Magazine Luiza.
Sob seu comando foram criadas, em 1992, as lojas virtuais. As lojas virtuais nasceram da