085191720680

1308 palavras 6 páginas
TRIGONOMETRIA

Teorema de Pitágoras
Antes de falarmos sobre o teorema em si, precisamos destacar que ele somente poderá ser aplicado a triângulos retângulos.
Mas afinal, o que é um triângulo retângulo?
É aquele triângulo que possui um dos seus ângulos medindo noventa graus, ou seja, possuí um ângulo reto, daí o nome triângulo retângulo. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então a soma dos outros dois ângulos medirão 90 graus. O Teorema de Pitágoras diz que:
"Num triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos" Onde:

Exercícios:
Resolva os seguintes triângulos:
1)

Resposta:

2)

Resposta:

3)

Resposta:

4)

Resposta:

5)

Resposta:

6)

Resposta:

7)

Resposta:

8)

9)

10)

11)

12)

13)

14)

15)

Determine as distâncias:
A = ___________________
B = ___________________
C = ___________________
D = ___________________
E = ___________________

16)

17)

18)

19)

Relações Trigonométricas
Hipotenusa (H): é o lado maior do triângulo retângulo e fica oposto ao ângulo a 90° (ângulo reto). Cateto Oposto (CO): é o lado que está na posição contrária ao ângulo a que se refere.
Cateto Adjacente (CA): é o lado do triângulo que, juntamente com a hipotenusa, forma o ângulo em questão.

Observe que qualquer que seja a posição do triângulo e os valores de seus ângulos teremos sempre, em função do ângulo em questão a caracterização do que é Cateto Oposto (ao ângulo) e Cateto Adjacente (ao ângulo). Para a hipotenusa basta lembrar que é o lado maior e que está sempre na posição oposta ao ângulo de 90°.
Para compreendermos os primeiros conceitos de trigonometria é necessário que conheçamos um pouco o Círculo Trigonométrico.
Trata-se de um círculo de raio unitário, o qual demonstra de forma clara e rápida de onde surgem nossas primeiras fórmulas básicas.
Destacamos três exemplos de triângulos formados

Relacionados