077061820795
1250 palavras
5 páginas
Resumo do livro: Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Antonia Aíla Sousa Lima[1]No decorrer de muito tempo à educação escolar vem passando por diversas transformações que envolvem: política, estrutura e organização. Nesse caso é importante analisar de maneira atenta as mudanças que se inter-relacionam na organização e gestão das escolas e as práticas pedagógicas que existem em sala de aula.
Há duas razões valiosas para conhecer as transformações que acontecem no sistema educacional, à primeira é: as políticas educacionais e diretrizes organizacionais e curriculares, essas possuem intencionalidades e atitude que por sua vez influenciam as escolas e os profissionais de como educar o sujeito, enquanto que por outro lado há os profissionais que atuam nessas instituições púbicas e que podem aderir ou resistir de certa forma a tais políticas e diretrizes do sistema escolar, ou tentar dialogar com as mesmas e formar coletivamente práticas formativas que inovem em razão para haver outro modo do sujeito ser educado.
Porém, não basta o educador se conformar em desenvolver saberes e competência nos alunos, mas é necessário que o mesmo tenha consciência das intenções que existe no sistema escolar na conformação de sujeito-professor e o sujeito-aluno. A escola por ser uma instituição social de educação passa a ser questionada por seu papel diante as mudanças econômicas, políticas e culturais do mundo contemporâneo.
Essas transformações estão ligadas aos avanços tecnológicos, a renovação do sistema de produção e desenvolvimento, entre outras mudanças que constitui um conjunto que é chamado de globalização. O termo globalização pode sugerir uma idéia de inclusão social, seja de países, regiões ou pessoas, mas de forma geral a globalização causa exclusão para a maioria das pessoas, dos países e das regiões, porque nessa fase do capitalismo há uma orientação de uma