069992681112
632 palavras
3 páginas
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃOINSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
CLÁUDIA SOUSA PEREIRA SANTANA
BROMATOLOGIA
IMPERATRIZ
2014
CLÁUDIA SOUSA PEREIRA SANTANA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DETERMINÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
IMPERATRIZ-MA
2014
INTRODUÇÃO A umidade é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Fisicamente, a humidade relativa é definida como a razão da quantidade de vapor de água presente numa porção da atmosfera (pressão parcial de vapor) com a quantidade máxima de vapor de água que a atmosfera pode suportar a uma determinada temperatura (pressão de vapor). A humidade relativa é uma importante variável (medida) usada na previsão do tempo, e indica a possibilidade de precipitação(chuva, neve, granizo, entre outros), orvalho ou nevoeiro..
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Humidade)
A determinação do teor de umidade é um procedimento fundamental na armazenagem. Valores de umidade considerados seguros para um adequado armazenamento do produto são conhecidos e devem ser respeitados para que a qualidade do alimento se mantenha durante a estocagem. O seu teor é inversamente proporcional ao teor de sólidos de um alimento. Relaciona-se a estabilidade, qualidade e composição podendo afetar; a estocagem, embalagem e o processamento. (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20611998000200017&script=sci_arttext 22/09/10)
O ensaio de teor de umidade verifica a quantidade de água presente no produto. A incidência elevada de água em alguns gêneros alimentícios significa que ele pode trazer riscos para a saúde do consumidor, por criar ambiente propício para a proliferação de microorganismos. Entretanto, o açúcar, dada a sua baixíssima atividade de água, é classificado como produto estável microbiologicamente. O inconveniente decorrente da presença de água neste produto é o empedramento (formação de "pedras") que ele sofre, ocasionado pela