062898641171
406 palavras
2 páginas
RESILIÊNCIA E A ATUAÇÃO DOCENTE A resiliência é um fator de enorme importância para que educadores saibam como lidar com problemas dos alunos. Mesmo que o foco seja o aluno, não se deve esquecer da formação docente, onde o professor irá se aprofundar em conhecimentos para trabalhar e se familiarizar com vários problemas oriundos em sala. Segundo Yunes(2003) a resiliência, irá possibilitar que docentes vejam seus alunos sob um novo olhar, porque todos tem capacidades na concretização de ideias, raciocínio, pensamento crítico, apreensão de conceitos e outras capacidades intelectuais.
A atuação docente no séc. XXI, não deve apenas se conformizar com aulas dada sobre determinado assunto, esse educador quer mais, ele pretende formar seus alunos de forma que eles possam ser auto suficientes, quer romper barreiras, sabendo como lidar com diversidades e especificidades, trabalhando de forma mais consistente aos desafios e dificuldades da inclusão em todas as formas. A resiliência é a capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades do mundo, reagindo com flexibilidade e capacidade de recuperação diante desses desafios e de circunstâncias desfavoráveis, tendo uma atitude otimista, positiva e perseverante [...] (TAVARES, 2001, p.35).
Determinadas situações de adversidade vividas pela criança pode afetar seu estado de humor, como o relacionamento com os companheiros de classe, desenvolver a baixa auto estima, podendo consequentemente interferir no desempenho escolar. Para tanto é necessário visualizar o aluno como um ser emotivo, um ser que interage com um universo objetivo e subjetivo. Ou seja a criança é um ser simultaneamente biológico afetivo, social, cognitivo e espiritual. Dessa forma o docente deverá trabalhar de modo a contribuir para que seus alunos superem problemas circunstanciais, respeitando as diversidades, visando a inclusão dos mesmos no contexto da escola comum.
A