062225051074

837 palavras 4 páginas
Objetivo:
Conhecer e Refletir sobre a Cultura Indígena;
Conhecer e Refletir sobre a diversidade cultural no Brasil;
Discutir os vários modos de ser criança no Brasil;
Conhecer a região amazônica e sua diversidade de fauna e flora;
Refletir sobre o consumo consciente;
1ª Etapa:Início de conversa
O filme Tainá 3 - A Origem conta o início da vida da indiazinha, personagem conhecida das crianças que assistiram aos outros dois filmes. O filme, lançado no início de 2013, pode ser exibido sem muitos preparos, mas é sempre bom situar onde fica a Amazônia, perguntar o que as crianças sabem a respeito da cultura indígena e dos animais que habitam a floresta, de forma a prepará-los para o ambiente onde se passa a narrativa.
2ª Etapa:exibição do filme
Se for apresentar o filme no cinema, é compreensível que o passeio disperse as crianças, causando excitação e muita conversa. É interessante, assim que as crianças estiverem sentadas, chamar a atenção para a tela grande, a sala escura e a experiência única de se ver um filme nessas condições. Deve-se pedir silêncio de forma a valorizar o filme.
3ª Etapa:debate após o filme
Caso haja tempo para um debate na sala de cinema, após a exibição, é bom aproveitar o momento da emoção, das sensações mais espontâneas e imediatas. Boas perguntas alimentam o debate: qual o personagem que mais gostou? Em que cena sentiu medo? Qual a cena mais engraçada? Alguém já conhecia a Amazônia ou uma região de mata que seja parecida? Alguém ficou com vontade de conhecer a Amazônia?
Outras perguntas podem ser lançadas e, posteriormente, retomadas em sala de aula: as personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformaram durante o filme? O que a personagem Laurinha aprendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena? As brincadeiras das crianças indígenas são muito diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? (instigar para que as crianças pesquisem em

Relacionados