06 Termistor 2015 1
Experimento 6- Estudo e caracterização de um dispositivo termistor
Fundamento teórico
Quando dois corpos (A e B), com temperaturas diferentes, são colocados em contato térmico, ocorre transferência de calor do objeto mais quente para o mais frio, ate ambos atingirem a mesma temperatura, ou seja, alcançarem o equilíbrio térmico.
O fato de que variáveis macroscópicas características do sistema permaneçam constantes no equilíbrio não significa que as condições sejam estáticas do ponto de vista microscópico.
Assim, num gás em equilíbrio térmico, as moléculas encontram-se constantemente em movimento desordenado (agitação térmica). A termodinâmica (clássica) sempre trata de sistemas em equilíbrio térmico. Atualmente, muitas pesquisas cientificas lidam com a descrição de sistemas fora do equilíbrio. O conceito de temperatura esta associado a uma propriedade comum de sistemas em equilíbrio. A sensação subjetiva de temperatura não fornece um método confiável de aferição. Para definir de forma objetiva o conceito de temperatura precisamos examinar mais detalhadamente as propriedades do equilíbrio térmico.
Isto nos leva a um fato, que muitas vezes e enunciado como a Lei Zero da Termodinâmica (ou lei do Equilíbrio): Se os corpos A e B estiverem separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si. E graças a lei zero da termodinâmica que podemos medir a temperatura com o auxilio de um termômetro. Para saber se dois sistemas A e B tem a mesma temperatura, não e preciso coloca-los em contato térmico: basta verificar se ambos estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, que e o
“termômetro”: a lei zero garante então que A e B também estão em equilíbrio térmico um com o outro. Para a medida precisa de temperatura utilizamos instrumentos nos quais alguma grandeza física especifica tem sua magnitude modificada com a variação de temperatura.
Quando possível, buscamos sistemas em