052505921082
485 palavras
2 páginas
DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS (110ºC)
OBJETIVO
Determinar a quantidade de sólidos totais dissolvidos em amostras de água coletadas. INTRODUÇÃO Sólidos dissolvidos totais é o conjunto de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas contidas em um líquido sob formas moleculares, ionizadas ou microgranulares. É um parâmetro de determinação da qualidade da água, pois avalia o peso total dos constituintes minerais presentes na água por unidade de volume. As substãncias dissolvidas envolvem o carbonato, bicarbonato, cloreto, sulfato, fosfato, nitrato, cálcio, magnésio, sódio e íons orgânicos, entre outros íons necessários para a vida aquática. Contudo, quando presentes em elevadas concentrações, podem ser prejudiciais.
A poluição dos corpos d’água por sólidos em suspensão podem causar danos à vida aquática, com a diminuição da incidência de luz, aumento da sedimentação no leito dos rios destruindo organismos que fornecem alimentos, ou também danificar os leitos de desova de peixes. Os sólidos podem reter bactérias e resíduos orgânicos no fundo dos rios, promovendo decomposição anaeróbia.
Para a qualidade da água de abastecimento, altos teores de sais minerais, particularmente sulfato e cloreto, estão associados à tendência de corrosão em sistemas de distribuição, além de conferir sabor às águas. Visando classificar, proteger os corpos d´água e prevenir problemas relacionados a saúde da população, o CONAMA em suas Resoluções nº 357 de 2005 e nº 396 de 2008, estabeleceu como padrão de qualidade, valores máximos permitidos para sólidos dissolvidos totais (SDT): a) águas doces, classes 1, 2 e 3, 500 mg/L; b) águas subterrâneas, classes 1 e 2, 1000 mg/L. A Portaria nº 518 de 2004 do Ministério da Saúde, estabelece valor máximo permitido de 1000 mg/L de sólidos dissolvidos totais para águas para consumo humano.
MATERIAIS E REAGENTES
Balança Analítica
01 Proveta de 100 mL
01 Béquer de 500