05 c´s do credito
Em toda literatura envolvendo Crédito e Cobrança, verificamos a existência de um capítulo dedicado aos C’s do Crédito. Isso ocorre devido à importância das palavras que se iniciam com a letra C e são fundamentais na análise do crédito.O entendimento de cada palavra é subjetivo, porém, no contexto da atividade, torna-se bastante objetivo e cabe ao credor compreender cada uma delas para que avalie a ficha cadastral de maneira a auxiliar na resultante concessão do crédito.Ressalte-se a necessidade de percepção dos fatores favoráveis à empresa e os cuidados impessoais na análise.
Os C’s tradicionais
Caráter > Intenção de Pagar
Caráter tem como ideia básica a “Intenção de Pagar”. Deve-se estar refletida a performance do eventual tomador de crédito, destacando-se os seguintes aspectos: identificação pontualidade, existência de restrições, experiência em negócios, atuação na praça.
A intenção em honrar seus compromissos assumidos deve ser observada no decorrer da análise. A honestidade e a honradez do credor são observadas e julgadas neste tópico.
O cliente pode ter um bom caráter, porém não ter capacidade de pagamento das suas obrigações, portanto os demais C’s devem ser analisados em conjunto.
Capacidade > Habilidade em Pagar
Habilidade em pagar os compromissos assumidos é objetivo da Capacidade.
A base para análise e indicação da capacidade é o relatório de visitas, isto é, a constatação “in loco” das condições de operação e funcionamento da organização, destacando-se os seguintes aspectos: estratégia empresarial, organização e funcionamento, capacidade dos dirigentes e tempo de atividade. Tudo isso é para as pessoas jurídicas. Para as pessoas físicas, deve-se verificar sua vida profissional, sua estabilidade como empregado, sua vida como empresário ou autônomo, sua vida familiar, informações que demonstrem a capacidade de pagar seus compromissos.
Condições > Ambiente Externo
O ambiente externo e conjuntural do cliente deve ser