03817635958

1408 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO
A pele tem como principais funções: revestimento de toda superfície corporal, proteção contra diversos tipos de agentes, produção de vitamina D3, excreção de eletrólitos e outras substâncias, sensorial e proteção relativa contra agentes físicos, regulação da temperatura corporal e sensibilidade podendo variar a espessura conforme a região do corpo. É um órgão vivo e com funções integradas. Constituída por vários tipos de células independentes responsáveis pela manutenção da sua estrutura normal. Serve como barreira eficiente e contra agressões exógenas, de natureza química ou biológica e impede a perda de água e de proteínas para o exterior. (KEDE, 2004). Possui duas camadas distintas: epiderme e derme. A epiderme é a camada mais externa do corpo, avascular e dividida em cinco camadas: Basal, espinhosa, granulosa, córnea e lúcida (palma das mão e plantas dos pés). A derme é responsável pela elasticidade e resistência da pele. É formada por colágeno e elastina e dividida em derme papilar e derme reticular. (BORGES, 2010).
A derme considerada a segunda camada da pele é a camada mais interna onde se encontram vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e nervos. Sob a derme, há também, o tecido subcutâneo, formado por tecidos fibrosos, elásticos e gordurosos (SILVA, 2010).
A derme é constituída primordialmente por substância fundamental (intersticial), fibras, vasos, nervos, além de folículos pilossebáceos e das glândulas sudoríparas. Estas estruturas se distribuem em três regiões principais: derme superficial ou papilar, derme profunda ou reticular e derme adventícia (SCHENEIDER, 2009).
Os tipos de pele são determinados pelo fator hereditário e não podem ser modificados, mas podem ser melhorados por meio de uma manutenção diária. Há apenas quatro tipos básicos de peles e a função do profissional é fazer o que estiver ao alcance para restaurar o equilíbrio da superfície cutânea. A pele pode ser classificada a partir dos tipos cutâneos que

Relacionados