035422961732
1317 palavras
6 páginas
OTIMIZAÇÃOA PROCURA POR
MELHORES SOLUÇÕES
O trabalho do engenheiro é uma incessante procura pela redução de peso, custo, consumo, perdas, retrabalhos... Como sempre existe várias soluções para cada problema, o engenheiro deve também estar apto a selecionar a melhor dentre elas.
Essa seleção nem sempre se dá por decisões puramente técnica, nem acontecem por passe de mágica.
Além do mais, um bom profissional jamais estará satisfeito com o seu trabalho enquanto não conseguir melhorar uma solução até quanto lhe for possível.
Um procedimento utilizado para se chegar a estes objetivos é a otimização. A MELHOR SOLUÇÃO
O processo de procura da melhor solução não esta presente apenas nos problemas de engenharia.
Podendo ser facilmente identificado em muitas situações praticas do dia-a-dia das pessoas que constantemente o estão empregando. Neste processo de otimização, raramente alguma técnica específica é utilizada.
No mais das vezes, trata-se tão-somente de um procedimento que poderíamos chamar de intuitivo.
Este é o primeiro, o mais frequente e o mais comum método de otimização, que é essencialmente subjetivo.
ELE É USADO COTIDIANAMENTE EM
VÁRIAS SITUAÇÕES.
EXEMPLOS GERAIS DE OTIMIZAÇÃO
DO DIA-A-DIA
Melhorar a disposição dos livros numa prateleira; Arranjar fisicamente os moveis numa sala, de forma a sobra o maior espaço livre possível;
Traçar o melhor caminho para chegar a um determinado local, pelas ruas da cidade; Ajustar a temperatura da água do chuveiro para tomar um banho.
Num outro extremo está outra categoria de otimização. Utilizadas sobremaneiras pelos engenheiros que é identificada pelo emprego sistemático de técnicas especificas.
Materiais em Estruturas:
Escolha dos materiais mais adequados para cada tipo de aplicação, relativamente a carga, temperatura, agressividade do meio ambiente, confiabilidade etc.
Circuitos de Fluidos:
Projetos