034037011821
311 palavras
2 páginas
Fundação Arco-Íris de AraputangaFaculdade Católica Rainha da Paz
Curso – Educação Física
Disciplina – Bases Filosóficas da Educação Física
Docente – Sebastião Renovato de Amorim Filho.
Cada questão vale 1,25 pontos - Trabalho individual
Peso: 5,0 pontos Data - 08/05/14 - Prazo para devolução – 11/07/14
Discente – DYEILA CAROLINNE AZEVEDO DE SOUZA
TRABALHO INDIVIDUAL
As questões a seguir devem ser respondidas partindo do estudo A liberdade, no capítulo 25 de Aranha & Martins:
01 - Quando Andy Dufresne revela as fontes de desvio financeiro que vem realizando a serviço do diretor, Red, fica admirado ao saber que não é possível rastrear o dinheiro e chegar a alguém. Dufresne faz uma revelação surpreendente: lá fora eu era um homem honesto. “Tive que vir para a prisão para me tornar um criminoso”. Comente essa afirmação a partir do ponto de vista do filósofo francês, Émile Auguste Chartier, item 5, Consciência e liberdade.
02 – Em razão de seus conhecimentos Andry Dufresne, o banqueiro que foi injustamente condenado à pena de prisão perpétua pelo homicídio de sua mulher e do amante dela, ganha certo status de liberdade na prisão. Explique a partir do conceito de livre-arbítrio, estudado na página 318 de Aranha e Martins, porque Dufresne “abusa da liberdade” conquistada e utiliza o serviço de alto-falantes para tocar uma canção, enfrentando todas as conseqüências do seu”inofensivo” ato.
03 – Quando ainda era banqueiro, um dos hobbies de Andy Dufresne era colecionar pedras, o conhecimento nessa área lhe permitirá traçar um plano de longo prazo para escapar da prisão. Comente essa situação no filme, Um sonho de liberdade, a partir da Consciência de Liberdade.
04 – Explique o comportamento do diretor da prisão diante dos prisioneiros, a partir do ítem 6, estudado em A fenomenologia: a liberdade situada.