032906281252

1035 palavras 5 páginas
PRADO, Edna. Do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil. In______ Estágio na Licenciatura em Pedagogia: gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2012.( p. 17-36) O primeiro capítulo do livro de Edna Prado traz como título: Do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil. Antes de tratarmos da reflexão trazida nesse capítulo é interessante ressaltarmos que a obra apresenta como objetivo uma análise do estágio em Gestão Educacional em escolas públicas nos cursos de Pedagogia, tendo por base as experiências vivenciadas como coordenadora e professora de estágio em cursos de formação de professores. Num primeiro capítulo temos uma reflexão acerca da história contemporânea da gestão educacional no Brasil, em que se ressaltam primeiramente questões voltadas ao termo descentralização e democratização. Segundo a autora o termo descentralização não é uma característica recente, pois já estava em pauta nas discussões educacionais desde as primeiras décadas do século XIX. Porém apenas em 1988, que se ouviu falar em um verdadeiro sistema educacional.
Edna Prado aponta que com o advento do capitalismo industrial surgiram mudanças na área educacional, como por exemplo, a criação e expansão do sistema universitário, ampliação do ensino público de nível básico, surgimento da Educação Infantil e de Jovens e Adultos, ampliação da rede particular, entre outras mudanças. E que, quanto ao financiamento às escolas públicas continuaram sem uma definição clara de responsabilidade entre as instâncias e sem controle sobre a aplicação das verbas.
A mesma descreve que foi durante o governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992), que as pressões dos organismos multilaterais se intensificaram, tendo por base os dados estatísticos internacionais que evidenciam o grande atraso educacional do país. E que no o governo de Itamar Franco (1992-1995), a declarada posição de defesa do Estado Nacional por

Relacionados