028522621414

561 palavras 3 páginas
Bioquímica
CAPÍTULO 1

introdução e substâncias inorgânicas

A Bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida.
Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior freqüência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e o hidrogênio (H). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), fósforo (P), enxofre (S), entre outros.
Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Na composição química das células dos seres vivos, os elementos acima citados estão organizados com intuito de formar dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas.

1.1. Substâncias Inorgânicas

1.2. Substâncias Orgânicas

A. Água
B. Sais Minerais

A. Carboidratos
B. Lipídeos
C. Proteínas
D. Vitaminas
E. Ácidos Nucléicos

2. Substâncias Inorgânicas
2.1. Água
É a substância mais abundante nos sistemas vivos e que se encontra em maior quantidade no interior da célula. Uma das substâncias mais simples, porém a mais importante.
É considerada um solvente universal, atuando como dispersante de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos das células: todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância. O oceano, o sangue ou uma xícara de chá são exemplos de soluções aquosas. Sem a água a vida em nosso planeta não existiria.

Componente

água

Animais (%)

60,0/90,0

4,3

Vegetais

70,0/95,0

2,45

mo, com liberação de água. Por exemplo, a água liberada durante a síntese de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos e, ainda, no final da

Relacionados