028315101830

403 palavras 2 páginas
Contas Patrimoniais e Contas de Resultado
Contas de Resultado
“De maneira geral, as contas de resultado são aquelas utilizadas para apuração do resultado (lucro ou prejuízo) do exercício social” Marion (2008, p. 164).
São as receitas e as despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. São acontecimentos que modificam a situação liquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
Contas Patrimoniais
São as contas que representam os elementos ativos e passivos (bens, direitos, obrigações e situação liquida).
Bens
Conforme Marion (2008, p. 35) bens são “as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas”, tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça às necessidades humanas. Os bens ainda se classificam em Bens Tangíveis ou Intangíveis.
Os bens palpáveis, tocáveis, são os bens tangíveis, como veículos, imóveis, dinheiro, etc., os bens intangíveis, ou incorpóreos, são os que não possuem matéria, que não é possível tocar, como marcas, patentes.
Os bens além de tangíveis e intangíveis podem ser divididos em móveis e imóveis:
Os bens móveis são aqueles que podem ser removidos, como maquinas carros, equipamentos, etc..
Os bens imóveis são aqueles fixos ao solo, que não podem ser retirados, como edifícios, casas, construções, etc..

Direitos
Segundo Marion (2008, p. 36) “Direito é o poder de exigir alguma coisa, são valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc.”, ou seja, valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo.
Obrigações
São dividas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros.
Na contabilidade essas dividas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigido o pagamento na data do vencimento, Marion (2008). Outras

Relacionados