024656651988

663 palavras 3 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME
Cristina da silva Freitas

Atividade de Autodesenvolvimento

INTRODUÇÃO

A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo para a participação do desenvolvimento sustentável. Visto que esse instrumento contribui para o desenvolvimento é participativo, para acelerar o processo não basta seguirmos somente planejamento do governo, quando se é possível fazermos a nossa parte, criando a nossa Agenda 21 Pessoal a qual é uma adaptação da Agenda 21 à escala pessoal e individual em busca de uma vida sustentável. Portanto é um desafio a nós mesmo,dependendo somente de nossas atitudes, em que todos ganham mas o principal beneficiário somos nós, custando pouco e recebendo muito.

DESENVOLVIMENTO

A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade,compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O documento é resultado de uma vasta consulta à população brasileira, sendo construída a partir das diretrizes da Agenda21 global. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no País.
A primeira fase foi a construção da Agenda 21 Brasileira. Esse processo que se deu de 1996 a 2002, foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS) e teve o envolvimento de cerca de 40 mil pessoas de todo o Brasil. O documento Agenda 21 Brasileira foi concluído em 2002.
A partir de 2003, a Agenda 21 Brasileira não somente entrou na fase de implementação assistida pela CPDS, como também foi elevada à condição de Programa do Plano Plurianual, Como programa, ela adquire mais força política e institucional, passando a ser instrumento fundamental para a

Relacionados