0230 HOMENS EXEMPLARES CITADOS PELO PROPRIO DEUS
“ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor JEOVÁ.” (Ezequiel 14:14 RC)
“ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua justiça.” (Ezequiel 14:20 RC)
1. CONTEXTO
a. O contexto é o de uma revelação profética nada boa para a "casa de Israel": uma mensagem de juízo por causa dos pecados nacionais do povo. O contexto imediato revela Ezequiel profetizando:
i. a condenação dos profetas mentirosos – Havia profetas mentirosos, falsos, que estavam sempre a "profetizar" aquilo que satisfazia o coração do povo; não havia mensagem de juízo, mesmo o povo vivendo na podridão do pecado – parece-se muito com o que acontece hoje, especialmente com muitos "profetas das redes sociais"; é só "bênção"! – Meu irmão, se você "der a entender" (não precisa nem dizer claramente) a uma pessoa que ela não precisa arrepender-se, que ela pode acumular pecado sobre pecado, e que Deus não se importa com isso e vai "enchê-la" de bênçãos, você não se difere em nada desses profetas condenados por Deus através de Ezequiel. ii. a condenação dos anciãos idólatras de Israel – veja o capítulo 14. Os ídolos estavam no coração daqueles anciãos. iii. e a condenação de Jerusalém – Jerusalém tornara-se rebelde contra Deus e será julgada e condenada. É nesse ponto que Deus cita Noé, Daniel e Jó – Ainda que esses três homens justos estivessem em Jerusalém e intercedessem por ela, ela não seria poupada.
b. Bem, esse é o contexto em que esses homens exemplares são citados por Deus. Vejamos agora alguns fatos sobre cada um deles e algumas lições que podemos tirar para nós.
2. NOÉ
a. Fatos sobre Noé:
i. Um homem que, num tempo em que a maldade humana multiplicara-se sobre a face da terra ao ponto de Deus resolver destruir tudo com um dilúvio, achou graça