022579942003
1629 palavras
7 páginas
IntroduçãoO projeto propõe-se a estudar o tema da ética do cuidado, com a preocupação de demonstrar os efeitos devastadores que o meio ambiente vem sofrendo, tendo em vista as ações do homem, o qual tem agido de forma irresponsável para com o mesmo. Tal tema é importante para reeducar, em específico, frequentadores de praia, seja ele turista ou não, conscientizando-os da responsabilidade que cada um tem em zelar pelo meio ambiente. Não haverá sobrevivência da humanidade sem uma ética, sem um processo coletivo de educação voltado para o bem-estar de todas as pessoas e do planeta. Segundo Boff, em sua obra Saber Cuidar, o que se opõe ao cuidado é o descuido e o descaso. Cuidar é mais que um ato, representa uma atitude de preocupação, de responsabilização. Temos que ter um cuidado todo especial com nosso planeta, pois nós somente o temos para viver e morar.
Referencial teórico
Atualmente, a sociedade enfrenta um grande dilema, que é a destruição do meio ambiente. O homem com seu egoísmo vem destruindo a natureza ao longo do tempo e isso tem trazido conseqüências quase que irreversíveis. Um dos exemplos de destruição ao meio ambiente é a poluição das águas que ocorre devido a diversos fatores, e um deles é o descaso de turistas, que ao usufruir da praia, simplesmente se “esquecem” de recolher a sujeira que deixaram, ou seja, o lixo.
Segundo Hans Jonas o homem, num primeiro momento, enxergou a natureza como algo maior e mais forte que ele. O que ocorre é que hoje o homem vê a natureza como propriedade, dominando desequilibradamente este espaço, fazendo com que ela seja voltada para satisfazê-lo.
É dentro deste raciocínio que deve-se entender que o homem pertence à natureza e não o contrário. Diz-se assim, porque a natureza não se limita a algo, ela é universal. Porém, por mais que o homem seja pequeno com relação à natureza ele é capaz de destruir em pequenas partes o todo. A questão da ética que se volta ao meio ambiente,