Moradia urbana
• Os problemas urbanos dependem muito do tamanho das cidades. Quanto maior for os problemas aumentam: poluição, trânsito filas, correria, transporte, assistência médica, escolas, etc. Também existe a falta de moradias nas grandes cidades, surgindo então ás favelas.
A URBANIZAÇÃO MUNDIAL
Urbanização e Planejamento Urbano
A Urbanização se tornou um fenômeno mundial no final do séc. XIX, os problemas ficaram evidentes nos países industrializados, que tinham suas habitações amontoadas e deterioradas as margens de ruas estreitas, sem saneamento básico, nem serviço de coleta de lixo, problemas que levaram a Revolução Social, devido a isso o Estado procurou por meio do planejamento urbano soluções para os problemas sociais, foram intervenções que marcaram a origem da Urbanização.
Urbanização no sec. XX
Com as tecnologias promovidas pela Revolução Industrial, várias ferramentas de construção como o ferro, o aço, o alumínio e o vidro, criaram novas formas de instalações urbanas e o assentamento da população. Os arranha-céus possibilitaram o crescimento verticalizado e ampliou o adensamento populacional principalmente nas grandes cidades.
Cada espaço da cidade seria destinado a um uso específico do solo, então veio a criação de bairros residenciais, comerciais e de serviços.
A questão Urbana hoje
As cidades de hoje se diferenciaram daquelas do sec. XIX, entre outros fatores pelas funções ligadas principalmente ao setor terciário. Essas características deram novas dimensões á forma de conceber as cidades.
Outra questão é a intensidade da urbanização nas ultimas décadas nos países subdesenvolvidos. A população urbana nas cidades vem crescendo consideravelmente, ultrapassou a rural e poderá chega a 60% em 2025.
Além disso, algumas cidades chegaram a populações gigantescas que chegam a serem maiores