022013
Apoptose é uma morte celular programada e a autólise é a destruição de partes celulares velhas para a renovação da célula. A cauda do girino é uma AUTÓLISE
É essencial o papel que o complexo de Golgi exerce na síntese das glicoproteínas e glicolipídios, uma vez que ele é responsável pela formação dos oligossacarídeos O-ligados*, pela modificação de cadeias N-ligadas que provêm do retículo endoplasmático e pela glicosilação de lipídios. Nessa organela, os processos de glicosilação são realizados por meio de cascatas de reações, onde o produto de uma reação é o substrato para o próximo passo.
Glicosiltransferases: são proteínas de membrana, com sítio ativo na luz do complexo de Golgi, que se encontra em compartimentos específicos dessa organela.
Os oligossacarídeos O-ligados a proteínas são sintetizados com exclusividade no complexo de Golgi. Esta síntese geralmente é iniciada pela adição de um resíduo de N-acetilgalactosamina a um radical OH lateral de um resíduo serina ou treonina, em cisternas cis do complexo de Golgi. Logo após, ouros monossacarídeos são adicionados de forma sucessiva a esse carboidrato e um oligossacarídeo é formado.
A formação dos oligossacarídeos N-ligados tem início no retículo endoplasmático, no qual um oligossacarídeo é adicionado em bloco a um resíduo de asparagina de uma proteína. O processo inicial do oligossacarídeo ocorre, com a remoção de alguns resíduos de carboidratos – geralmente, três glicoses e uma manose. O oligossacarídeo resultante chega ao complexo de Golgi e o processamento deve prosseguir, a fim de diferenciar as porções glicídicas das diferentes glicoproteínas.