021254897

653 palavras 3 páginas
CEMC 2014 COLÉGIO ESTADUAL MIGUEL COUTO

ALUNO: FILIPI MOREIRA DOS ANJOS
PROF. VANESSA VASCONCELOS
DISCIPLINA: HISTÓRIA
TURMA: 3004

REVOLTAS E MANIFESTAÇÕES

O mundo,em relação a revoltas e guerras no final do século XIX,e no início do século XX,para o dia de hoje,só mudou o jeito de ser praticada e liderada.
Como aconteceu na Guerra de Canudos,que teve início no ano de 1896 e término no ano de 1897. Canudos foi um lugar onde milhares de sertanejos e ex-escravos iam com suas famílias para fugir do governo,que cobrava impostos absurdos para as condições do povo. Mas quem teve início e grande contribuição para este feito,foi Antônio Conselheiro,considerado líder e responsável pela cidade,e que comandou os soldados de canudos. O governo e os donos de fazendas não ficaram nada satisfeitos, pois ambos saíam em desvantagem,com isso,foram mandados expedições militares para acabar com Canudos e principalmente,Antônio Conselheiro,mas nenhuma com sucesso,só a quarta expedição conseguiu destruir e acabar com Canudos. Isso mostra que,até mesmo nos séculos passados,o governo era injusto e insatisfatório para a classe média baixa do Brasil.

A Revolta da Chibata foi muito importante para o Brasil,ocorreu no ano de 1910 e teve duração de mais ou menos 2 anos,a atitudes dos marinheiros e principalmente do marinheiro João Cândido Felisberto,líder da revolta,que constituía em acabar com os castigos físicos contra os marinheiros , de 25 chibatas como castigo a erros graves e também melhoria de alimentos. A Revolta da vacina foi mais uma revolta muito importante,ocorreu no ano de 1904 no Rio de Janeiro,na época, tinham vários problemas urbanos,como não saneamento de água e esgoto,coleta de lixo precária e cortiços lotados de pessoas.Nesse ambiente proliferavam muitas doenças,como a tuberculose,sarampo ,entre outras. Com isso,o

Relacionados