017587672003
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
Empreendedorismo
Prof. Jefferson Dias
TUTOR PRESENCIAL: Givaldo B. Medeiros
Brasília - DF
JUNHO/2012
Empreender de uma maneira geral seria a capacidade de sair da mesmice, Seria também a capacidade de ver oportunidades onde outros só conseguem ver crises e problemas. Empreendedorismo seria, de certa forma, conseguir manter o sangue frio, a tranquilidade, a serenidade e o sorriso no rosto diante, É preciso que não se confunda Empreendedor com Empresário, Nem sempre o empreendedor é o dono de seu próprio negócio, São aqueles que se posicionam dentro das empresas como se fossem seus verdadeiros donos, sugerindo soluções para os problemas, solidarizando-se com os programas, auxiliando na busca e eliminação dos desperdícios. Enfim, o empregado empreendedor é aquele que veste a camisa da empresa, auxilia no seu crescimento e cresce com ela, adiante algumas atitudes que o empreendedor deve ter;
Iniciativa - São pessoas que não ficam esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. Pessoas que começam coisas novas iniciam. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.
Auto-confiança - O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil ele tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
Decisão e responsabilidade - O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsabilidade que acarretam.
Voltado para equipe - O empreendedor em geral não é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita-nos outros, obtém resultados por meio de outros.
Otimismo - O