015005810

328 palavras 2 páginas
Liberdade é:

- ser perdoado do passado;

- ser livre do sentido da culpa;

- ter o poder para escolher e fazer coisas certas;

- ter auto-domínio;

- ter a capacidade de perdoar e amar os outros;

- não ser escravizado por nada;
O conceito de liberdade sempre esteve ligado à ideia do livre-arbítrio, ou seja, o poder de decidir sobre o próprio destino. Contudo, por mais que a raiz desta concepção permaneça a mesma desde a Grécia Antiga, houve uma grande mudança de lá pra cá. "Hoje a liberdade é entendida na esfera individual e não coletiva, ou seja: lança-se o olhar para o indivíduo e não mais para o homem inserido na sociedade", explica a filósofa e professora Adriana Maamari. "Com isso, ao invés de liberdade, no singular, passamos a ter liberdades no plural, pois cada indivíduo teria direito a expressá-la", completa.
Creio que antes de se conquistar liberdade, é preciso primeiro acreditar que ela existe. Depois, e como, de que maneira alcançá-la? É fruto de conquista pessoal ou coletiva? Acho que desenvolvi certas habilidades que, aos poucos, vão fazendo com que me sinta mais livre. Explico-me.
Mais livre porque vou conquistando sabedorias e crescendo pessoalmente a partir delas. Tudo é sedimentar e paulatino, tem um tempo e uma maturação. Se já não somos mais seres naturais, nossas raízes pelo menos continuam fincadas no chão. Como o vinho que tem um ponto de excelência e daí vira vinagre; como qualquer fruta que tem seu pico de doçura muito próximo ao de deterioração, assim vamos nos constituindo. As contingências decompõem todos os planos. Há um pensador que afirma que planos de homens são parecidos com vômito de ratos. Mas de tudo colhemos a essência, o prazer, a arte, o engendramento, em suma, a idéia. E esse é todo material que carecemos para nos desenvolver.

Relacionados