013456789
818 palavras
4 páginas
1- CONCEITOCurativo é o tratamento dado a uma lesão, que tem por finalidade evitar o aparecimento de infecção nas feridas assépticas, também protege a lesão contra traumatismos externos, absolve a secreção e facilita a drenagem por meio de medicamentos que favorecem a supuração, alivia a dor pela limpeza e tratamento da lesão. O curativo promove a cicatrização estimulando o tecido de granulação
Os curativos são classificados em:
- Seco: Confeccionado apenas para isolar a lesão. Ex: ferida operatória; - Úmido: Caracteriza-se pelo uso de medicamentos para o tratamento da lesão. Ex: feridas profundas ulcerosas.
2- FINALIDADE DO CURATIVO
-Limpar a lesão. -Drenar e/ou absorver secreções.
-Fazer hemostasia (compressão).
-Proteger e manter o contato de medicamentos junto as feridas e adjacências.
-Evitar infecção ou reduzir as infecções cruzadas.
-Promover a cicatrização.
-Retirar corpos estranhos da ferida.
-Retirar tecido necrótico
3- CONCEITO DAS FERIDAS
As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual.
Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.
As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. As feridas limpas geralmente são fechadas por suturas.
As feridas contusas são produzidas por objeto rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema. As feridas laceradas são aquelas com margens irregulares como as produzidas por vidro ou arame farpado. As feridas perfurantes são caracterizadas por pequenas aberturas na pele. Um exemplo são as feridas feitas por bala ou ponta de faca.
Quanto ao grau de contaminação, as feridas podem ser limpas, limpo- contaminadas, contaminadas ou sujas e infectadas. Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os