01 UNID INTRODU O Aluno
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL
PROF. ALBERTO SOARES
UNIDADE I –
INTRODUÇAO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE
Conceito de contabilidade
Segundo Hilário Franco, a Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico da entidade.
A Contabilidade é a ciência que estuda fenômenos que se verificam de forma universal e, em todos os tempos, apresentando verdades (leis) em torno de um mesmo objeto (o patrimônio).
A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos fatos contábeis de uma administração econômica. É uma ciência porque tem um objetivo, possui princípios e campo de atuação específico.
A Contabilidade é um instrumento de análise e de apoio ao processo de planejamento e de decisão, consistindo no uso básico de linguagem numérica, bem como auxiliando a administração no desempenho de seus múltiplos fins.
A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição da entidade, em seus aspectos: estático e dinâmico, a fim de evidenciar, por meio de demonstrativos, os efeitos dos gestores sobre o patrimônio em determinado período.
Objetivos da contabilidade
A Contabilidade se vincula ao estudo, controle e interpretação de todos os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, fornecendo aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deverá atender igualmente bem a todos os tipos de usuários.
A Contabilidade tem por finalidade identificar, mensurar e comunicar a informação econômica, financeira, fiscal e social a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação.