01 Estat Stica Conceitos Fundamentais
INTRODUÇÃO
Cada vez mais é reconhecida a importância da Estatística na formação de um cidadão. Ela é encarada como uma área favorável ao desenvolvimento de certas capacidades expressas nos currículos, tais como interpretar e intervir no real; formular e resolver problemas; comunicar; manifestar rigor e espírito crítico; e ainda a aquisição de uma atitude positiva face à Ciência. Deste modo, ensinar Estatística não pode limitar-se ao ensino de técnicas e fórmulas e aprender Estatística não significa apenas aprender a aplicar rotineiramente procedimentos fora de contextos, sem ter de interpretar, de analisar e de criticar.
Outro aspecto importante no ensino da Estatística é a compreensão da importância da ciência e da investigação como um meio de resolver problemas do homem e obter benefícios para a sociedade. A Estatística é relevante para áreas como a Administração e a Economia, a Medicina, a Política, a Geografia, a Psicologia, e muitas outras. A procura do conhecimento tem sido uma das motivações das pessoas que se dedicam a investigar e a Estatística tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na seriedade dos processos utilizados nessa procura da "verdade". Por exemplo, as questões relativas aos processos de amostragem devem ser discutidas e bastante trabalhadas, visto depender da amostra e do processo da sua seleção a validade das conclusões que se pode tirar de um estudo.
Na linguagem do dia a dia, nos acostumamos a chamar “estatísticas" a certas coleções de dados, apresentados normalmente na forma de tabelas e gráficos. Assim, é comum falar de estatísticas de emprego, de emigração, de produção, de mortalidade, etc.
Como ramo das matemáticas, e utilizando o cálculo de probabilidades, a estatística estuda os fenômenos ou experimentos aleatórios tentando deduzir leis sobre os mesmos e usando essas leis para fazer previsões e tomar decisões. (Batanero e Godino)
2. Alguns conceitos importantes