008584721996
2026 palavras
9 páginas
Universidade Anhanguera UNIDERP - InterativaCurso - Pedagogia - 3º Semestre
Didática e prática de ensino
ELAINE CRISTINA CORDOBA STEIN RA: 433033
GYSLAINE SANTOS DO NASCIMENTO RA: 428927
MÁRCIA SANTANA CEZAR RA: 413460
MARIA CONCEIÇÃO PEREIRA RA: 407861
SANDRA APARECIDA DA SILVA RA: 420083
TEREZA MOREIRA DE ALMEIDA RA: 439147
Trabalho elaborado para fins de avaliação do Módulo da Didática e prática de ensino do curso de Pedagogia Terceiro Semestre/2014 da UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP- Centro de Educação à Distância, sob orientação da tutora interativa Prof.ª Ausdy Nazarath Castro dos Santos.
CAMPO GRANDE – MS
Abril/2014
Introdução
Este trabalho foi executado com intuito de elaborar um projeto, a ser ministrado para uma turma do ensino da Educação Infantil, mas especificamente de 0 a 5 anos, buscando uma melhoria no desenvolvimento educacional, proporcionando uma aula dinâmica, prazerosa.
Brincar é uma atividade paradoxal: livre, imprevisível e espontânea, mas ao mesmo tempo regulamentada; meio de superação da infância, assim como modo de constituição da infância; maneira de apropriação do mundo de forma ativa e direta e também através da representação, ou seja, da fantasia e da linguagem. Brincando a criança age como se fosse real e estivesse em outro tempo e lugar, embora para que a atividade seja considerada brincadeira e não alucinação, ela deve estar absolutamente conectado com a realidade. Mesmo sem intenção de aprender, quem brinca aprende, até porque se aprende a brincar. Como construção social, a brincadeira é atravessada pela aprendizagem, pois os brinquedos e o ato de brincar a um só tempo, contam a história da humanidade e dela participam, diretamente, sendo aprendidos e não uma disposição inata do Homem.
Esta aprendizagem é mais frequente com os pares do que dependente de um ensino diretamente transgeracional. Uma das explicações para isto remonta, possivelmente, ao surgimento do