006302752500
1554 palavras
7 páginas
REVISÃOVÍCIOS DE LINGUAGEM
As figuras de linguagem são um desvio da norma culta com a finalidade de alcançar maior expressividade. No entanto, quando o desvio se dá pela falta de conhecimento da língua padrão por parte do falante, temos os chamados vícios de linguagem. Os principais vícios de linguagem são:
1. Ambiguidade ou anfibologia – constitui-se em frase defeituosa por apresentar duplo sentido.
Pedro visitou seu amigo e depois saiu com sua noiva.
Convence, enfim, o pai o filho amado.
Comprei meias para senhoras claras.
O guarda deteve o suspeito em sua casa.
2. Barbarismo – consiste em grafar ou pronunciar palavras em desacordo com a norma culta. É também considerado barbarismo o desvio semântico de determinado vocábulo, ou seja, uso inadequado quanto ao seu significado. Os erros de pronúncia são chamados de cacoépia(areoporto, em vez de aeroporto; hilariedade, em vez dehilaridade). Quando o erro de pronúncia for por deslocamento da sílaba tônica, chama-se também silabada (rúbrica, em vez de rubrica;íbero, em vez de ibero). O erro de grafia – troca de letras, divisão silábica incorreta, etc. – é chamado de cacografia (magestoso, em vez demajestoso; pixe, em vez de piche; tun-gs-tê-ni-o, em vez detungs-tê-nio).
Também é considerado barbarismo o estrangeirismo, ou seja, o uso indevido de expressões ou frases estrangeiras em nossa língua. Conforme a procedência, dividem-se em francesismos ou galicismos, anglicismos, italianismos, castelhanismos ou espanholismos, etc. Eis alguns exemplos: a) de galicismos: charge, em vez de caricatura; guardar o leito, em vez de ficar acamado; débâcle, em vez de derrota,fracasso.
b) de anglicismos: cast, em vez de elenco, conjunto, grupo;speacker, em vez de locutor; pedigree; em vez de raça, ascendência, linhagem.
c) de castelhanismos: ficcionado, em vez de torcedor, simpatizante, admirador; resultar bom, em vez de tornar-se