003946122666
301 palavras
2 páginas
Universidade Federal de Roraima- UFRRUniversidade Aberta do Brasil - UAB
Licenciatura em Informática
Didática Geral
BOA VISTA – RR
OUTUBRO/2013
POLO: Boa Vista
PROFESSORA:
ACADÊMICA:
MATRÍCULA:
“Por que o ensino não se desvincula da aprendizagem?”
Mesmo
com o surgimento
de
Novas tecnologias, com o avanço
das
telecomunicações e da informática o papel do professor ainda continua sendo muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Não sendo apenas
um mero
transmissor de conhecimento, mas sim um mediador, um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva.
O aluno precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros,entender o que lê, tomar notas, fazer sintese, , realizar experiências e discutir os resultados obtidos e etc.
Isso só será possível, a partir do momento em que o professor assumir o seu papel de mediador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e investigativa. Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade
de participação social e
desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de cidadão do mundo. Diante dessa postura educatica do docente, podemos observar o elo resistente entre ensino e aprendizagem, que não nos deixa dúvidas que o ensino deve ser trabalhado a fim de chegar ao aprendizado. Para que ocorram essas transformações, tão necessárias, é preciso que o professor demonstre profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos. O compromisso de conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos os que estão envolvidos em Educação.