002545818

3546 palavras 15 páginas
AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL DO BAIRRO REDENÇÃO, PROMORAR E PARQUE DAS ROSAS.

Ítala Marethuze da Silva
Karla Skarllack Oliveira Farias
Magna Liara de Mesquita
Nábyla Kelciane Campêlo Nogueira
Vitória Stephanie Cavalcante de Melo1

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as problemáticas e expressão social do bairro Redenção, Parque das Rosas e Promorar, tentando esclarecer sobre a violência e o cotidiano dos habitantes do bairro, buscando refletir sobre as dificuldades enfrentadas, sendo elas: Criminalidade, repasses do governo para a garantia de instrumentos nas utilidades públicas, educação insuficiente, saúde de qualidade inferior e as diversas insatisfações dos habitantes do bairro e os direitos que lhe são negados. Além disso, ressaltar também as positividades existentes e suas fundamentações. Estas problemáticas iram ser relacionadas junto ao Serviço Social e suas perspectivas de análise crítica em base de sua maturidade política, teórica e metodológica planejando executar a intervenção de desigualdades que se originam do antagonismo de classes.

Palavras - Chave: Questão Social; Políticas Públicas; Equipamentos Sociais; Intervenção; Capital.

1 INTRODUÇÃO

Para melhor compreensão é de fundamental importância conhecer as expressões da questão social dos bairros Redenção, Parque das Rosas e Promorar, para poder então entender se há uma eficácia das políticas públicas sociais através dos equipamentos sociais dessas localidades.
A abordagem realizada dessa temática ocorreu-se a partir de entrevistas, fotografias, e filmagens junto aos profissionais e usuários das instituições. Sendo elas: a Unidade Básica de Saúde, o Centro de Referência da Assistência Social e as Escolas daquela localidade.
Distribuindo o artigo em tópicos sobre o Capitalismo e suas consequências; A questão social e as políticas públicas; As instituições e os bairros, discutimos sobre fatos e relatos, refletindo as problemáticas, consequências e

Relacionados