001066004953

2354 palavras 10 páginas
A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo controle sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma.
Mas no Brasil é por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país, como parte das estratégias do Estado, para atender às demandas da questão social, via execução direta das políticas sociais. A emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, Igreja Católica e Estado Varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo populares, advindos da relação capital x trabalho.
Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão com teorias, metodologias. Atualmente o serviço social se tornou uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.
Quem regulamenta a profissão no Brasil é o Conselho Federal de Serviço Social e os respectivos Conselhos Regionais.
(wwwdeolhonofuturo.blogspot.com.br)

Serviço Social no Brasil.
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo movimento da igreja católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade.
Com o crescimento da industrialização e das populações nas áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária.
Com isso o Estado absorve partes das reivindicações populares, que demandam condições de reprodução; alimentação, moradia,saúde,ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial.
Essa atitude visava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes de atrelar as

Relacionados

  • 001066004953
    3658 palavras | 15 páginas